O Que Suas Fezes Dizem Sobre a Sua Saúde?

As fezes devem ser observadas, pois indicam como está nossa alimentação e como está a saúde do sistema digestivo. Alguns fatores como dieta, medicação, exercícios físicos e estresse podem alterar a regularidade intestinal.

As principais doenças que se manifestam pela alteração das fezes são as doenças sistêmicas, como alterações da função da tiroide, alterações do cálcio, diabetes, doença inflamatória intestinal e tumores no tubo digestivo.

Tipos de Fezes:

fezes

Os tipos 1 e 2 indicam uma dieta pobre em fibras e água e podem sugerir sedentarismo e/ou sensibilidade a alimentos.

Os tipos 6 e 7 apontam para obstrução, dieta pobre em fibras e estrangulamento do cólon.

As ilustradas nos tipos 3, 4 e 5 são como elas devem ser: inteiras, da cor marrom, afundam na água e não causam trauma nem esforço.

As alterações na cor e consistência das fezes também não devem ser menosprezadas:

Fezes com sangue podem resultar de um sangramento gástrico ou de uma hemorragia causada por hemorroidas, pólipos ou tumores.

As amarelas e de aspecto gorduroso revelam má absorção de gorduras, condição que ocorre na pancreatite crônica.

Fezes esbranquiçadas indicam uma obstrução das vias biliares com diminuição de sais biliares nas fezes, que pode resultar em um tumor na vesícula ou no pâncreas.

Fezes líquidas ou aquosas ocorrem em situações de má absorção, síndrome do intestino irritável, gastrenterites ou estresse e podem indicar intolerância ao glúten ou intolerância à lactose.

Observe também se as fezes flutuam, pois isso indica que são ricas em lipídios, o que pode causar flatulências. Já as que contêm restos de alimentos, sugerem má digestão e má mastigação.

Outros artigos:

Alergias Alimentares e Qualidade de Vida

Terapeuta

Barras de Access

Técnica em Radiestesia e Radiônica

Terapia Quântica - Profissional credenciada pelo método QuantumBio.