Neuropsicologia

A Neuropsicologia nos possibilita um amplo conhecimento de como o cérebro trabalha e como ele pode alterar o comportamento de uma pessoa.

neuropsicologia

O teste neuropsicológico ou testagem neuropsicológica tem a função de traçar o perfil cognitivo e comportamental do paciente e observar o perfil neuropsicológico da vida diária do paciente, avaliando como o cérebro, a cognição e o comportamento funcionam e interagem entre si.

 

Deste modo, os testes de neuropsicologia possibilitam verificar a capacidade de atenção, memória, linguagem e funções como planejamento e execução de ações.

 

O neuropsicólogo é capaz de atuar no diagnóstico clínico de crianças, adolescentes, adultos e idosos, apontando quais são as capacidades mentais que estão preservadas ou com déficit, além de auxiliar os dados médicos de avaliação cerebral e de observação comportamental, ao complementar com informações de como estes se conectam a partir do funcionamento cognitivo de cada paciente.

 

Também é atribuição do profissional de neuropsicologia, os testes de vocação e os exames neuropsicológicos para cirurgia bariátrica, vasectomia e ligadura de trompas.

 

Para alcançar o diagnóstico são usados diversos testes neuropsicológicos de acordo com a necessidade de cada paciente.

 

Para um exame neuropsicológico do paciente, de modo a traçar seu perfil de funcionamento psíquico, por exemplo, o neuropsicólogo utiliza o Método de Rorschach, que fornece um amplo quadro da dinâmica psicológica do indivíduo, incluindo afetividade, tolerância ao estresse, estilo de personalidade, percepção interpessoal e processamento de informações. Ele é útil para auxiliar no diagnóstico diferencial da depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar, dentre outros.

 

Para saber mais sobre os testes neuropsicológicos, veja os artigos relacionados:

Testes Neuropsicológicos

O que é TDAH

Autismo: Características e Tratamentos




0 Comentários

Deixe o seu comentário!

    Maria Lúcia Fontana

    Neuropsicóloga

    CRP 01/12722

     

    Neuropsicologia