Colágeno na Prevenção da Osteoporose

O colágeno representa cerca de 25% das proteínas presentes no organismo. Ele é formado por diversos tipos de aminoácidos adquiridos, normalmente, na ingestão de carne bovina ou suplementos alimentares.colágeno

Ele é o responsável por fornecer sustentação, flexibilidade e firmeza a diversos tecidos como pele, ossos, tendões e cartilagens. Seu uso regular auxilia na prevenção da flacidez, na firmeza e elasticidade da pele, no fortalecimento de unhas e cabelos e na hidratação da pele.

 

Pesquisas mostram que a partir dos 30 anos perdemos cerca de 1% de colágeno ao ano, e aos 50 passamos a produzir apenas 35% da quantidade que necessitamos. A falta dessa proteína causa flacidez da pele e músculos, diminuição da elasticidade da pele, rugas e fragilidade de ossos, contribuindo para o aparecimento da osteoporose.

 

Para evitar a deficiência de colágeno é importante ter uma alimentação saudável rica em aminoácidos, além das vitaminas E, que ajuda a lubrificar as fibras de colágeno nos tecidos; C, que é capaz de aumentar consideravelmente a produção dessa proteína; e A, que recupera os tecidos fracos e danificados da pele.

 

Outra dica para prevenir o envelhecimento precoce da pele é evitar a exposição constante ao sol no período em que ele é mais forte, pois enfraquece as fibras de colágeno. Quando não for possível evitar, o filtro solar deve ser utilizado. No entanto, é importante lembrar que o sol é necessário para a produção de vitamina D pelo organismo, e por isso a exposição ao sol nos momentos em que ele é mais fraco é saudável.

 

Outros artigos:

14 Benefícios da Chlorella




0 Comentários

Deixe o seu comentário!

    Kellen Calixto

    Terapeuta Quântica

    Profissional credenciada pelo método QuantumBio.